quarta-feira, junho 9

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Amanhã celebra-se o Dia de Portugal.
Apesar de Portugal ter nascido em 1143 e ser um dos países mais antigos da Europa e o único no mundo com fronteiras inalteradas desde o século XIII, este dia apenas se celebra desde 1910, após a implantação da República.
Nessa altura, foi dada aos municípios a possibilidade de escolherem um dia do ano para feriado municipal. Lisboa escolheu o dia 10 de Junho, em honra de Camões, pois esta é a data da morte do poeta, autor dos Lusíadas.
Mais tarde, durante a ditadura do Estado Novo, este dia passou a celebrar-se a nível nacional e não apenas em Lisboa, chamaram-lhe o Dia de Camões, de Portugal e da Raça, tendo sido aproveitado para valorizar a guerra colonial.
Depois da queda da ditadura a data manteve-se mas o sentido das comemorações mudou. Em 1978 a Assembleia da República declarou o dia 10 de Junho o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Neste dia celebra-se Portugal um pouco por todo o mundo onde há portugueses.
Em Portugal vivem 10,1 milhões de portugueses e, espalhados por outros países do mundo, cerca de 4,5 milhões de emigrantes portugueses.

Curiosidade:
Sabias que há 190 países no mundo e que há portugueses em 14o? Incrível, não achas?
Se quiseres saber quais são esses países entra no sítio do Observatório da Emigração e procura à direita, onde os podes encontrar organizados por ordem alfabética.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários são muito bem-vindos desde que usem linguagem apropriada e sejam assinados.