quarta-feira, fevereiro 16

Vamos conhecer Gago Coutinho

Amanhã, dia 17 de Fevereiro, faz 140 anos que nasceu o Almirante Gago Coutinho. Foi oficial da Marinha Portuguesa, navegador, geógrafo e historiador, tendo-se interessado pelas viagens que os navegadores portugueses fizeram.
Mas entrou para a História da aviação mundial devido a uma grande viagem que realizou. Para comemorar os 100 anos da independência do Brasil, juntamente com o seu amigo Sacadura Cabral fez a primeira travessia aérea do Atlântico Sul. Eles partiram de Lisboa, no hidroavião "Lusitânia", no dia 30 de Março de 1922 e, depois de percorrerem 8.383 quilómetros sobre o Oceano Atlântico, chegaram ao Rio de Janeiro, no Brasil. O voo durou 62 horas e 26 minutos. E que tem isso de especial? Pois bem... é que foi o primeiro voo de precisão a longa distância sobre o mar. E sem se perderem... Isso graças ao sextante que era um instrumento até então apenas utilizado na navegação marítima. Eles adaptaram-no e aperfeiçoaram-no, passando a utilizar-se, a partir daí, a bordo de aviões.
Que grande aventura...
Observa o vídeo que mostra a partida destes heróis da aviação mundial rumo ao Brasil.

Curiosidades
O hidroavião que Gago Coutinho utilizou era feito de madeira e revestido em tela. Tinha 10,92 metros de comprimento e pesava 1800 quilos vazio. A sua velocidade era de cerca de 115 quilómetros por hora. Já imaginaste como foi preciso coragem para fazer uma viagem tão grande num avião tão pequeno?

Sabias que Gago Coutinho já teve o seu rosto e o seu hidroavião numa nota? Era uma nota de vinte escudos, a mais pequena que na altura circulava em Portugal. Nesse tempo ainda não havia euros. Certamente que não te recordas disso porque ainda não eras nascido(a) mas não foi assim há tanto tempo. Mas as tuas professoras, os teus pais e avós ainda se recordam dela - fala com eles sobre isso. Quem sabe se não terão guardado alguma...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários são muito bem-vindos desde que usem linguagem apropriada e sejam assinados.