Amanhã, dia 19 de Março, é dia de lua cheia. Mas esta será a maior lua cheia dos últimos 18 anos, pois desde Março de 1993 que tal não se observava.
Dizem os astrónomos que a Lua vai parecer 14% maior mas que o seu brilho será cerca de 33% mais intenso do que habitualmente. Mas porque é que isto acontece?
A órbita da Lua em torno da Terra tem a forma de uma elipse e a Terra ocupa um dos focos dessa elipse. Por isso há momentos em que a Terra e a Lua estão mais próximos e outros em que estão mais distantes uma da outra.
Quando a lua está mais próxima, dizemos que está no perigeu. Quando está mais afastada, dizemos que está no apogeu. Amanhã estará no perigeu, ou seja, à distância mais próxima da Terra. Por isso é que parece maior. Mas porque acontece parecer tão grande só ao fim de tantos anos?
É que a elipse não é sempre igual, também varia de tempos a tempos, umas vezes é mais alongada do que outras o que faz que, quando a elipse é mais alongada, o perigeu também é mais próximo da Terra. E quando isso coincide com a lua cheia, então podemos observar uma lua maior do que o habitual.
É o que vamos poder ver amanhã pois parece que o céu vai estar limpo.
Então no sábado à noite já sabem, todos a olhar para o céu. Vamos aproveitar porque uma lua assim, tão grande, só a voltamos a a ver em 2029.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Todos os comentários são muito bem-vindos desde que usem linguagem apropriada e sejam assinados.