quinta-feira, junho 9

Celebrar o dia da espiga em Santa Vitória


Na passada Sexta-feira, fomos com os meninos, meninas e professoras de Santa Vitória ao campo colher o ramo para manter bem viva a tradição do Dia da Espiga. Este dia (da Espiga ou da Ascensão) é tão importante no nosso concelho que até é feriado municipal. Por isso só na sexta-feira, dia 3, fomos reviver a tradição.

Apesar de, actualmente, a data ser uma festa religiosa, ela é muitos séculos anterior ao cristianismo em que os povos do mediterrâneo celebravam festivamente a Primavera, a natureza e a esperança de boas colheitas.
O ramo, que deve ter um número ímpar de cada elemento (normalmente 5, 7 ou 9), deve ser composto por espigas de cereais, raminhos de oliveira, malmequeres e papoilas. Há também quem junte folhas de videira, alecrim e romãzeira mas já não se usa muito pois são difíceis de encontrar.
O ramo deve ser guardado durante um ano e pendurado na parede da cozinha ou da sala, ou ainda atrás da porta, e serve de amuleto tendo, cada planta um significado próprio:
Trigo - pão
Papoila - amor e vida
Oliveira - paz
Malmequer - ouro e prata
Videira - alegria
Alecrim - saúde e força
O ramo reúne assim todo o que de essencial se pode desejar: vida, amor, paz, pão, saúde, força, alegria, ... - uma bonita tradição que nos ajuda a lembrar as coisas importantes. Uma tradição que devemos preservar.

Saber mais
Para saberes mais sobre este dia consulta os seguintes sítios:
Câmara Municipal de Évora

E ainda... 
Por falar em espiga, sugerimos que leias um pequeno mas divertido conto de António Torrado com o título TRÊS ESPIGAS.
(clica no título)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários são muito bem-vindos desde que usem linguagem apropriada e sejam assinados.