quarta-feira, abril 28

Dia da Mãe - a História

Em Portugal o Dia da Mãe celebra-se no primeiro domingo do mês de Maio. Portanto, esta celebração, varia de ano para ano. Em 2010 comemora-se no dia 2 de Maio.

Mas vamos conhecer a origem e a história deste dia.
As primeiras comemorações do Dia da Mãe recuam ao tempo da Grécia Antiga em que era dedicada a Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses.
Mais tarde, em Roma, por volta de 255 a.C., as festas do Dia da Mãe eram em honra de Cybele, a mãe dos deuses Romanos.
No século XVII, celebrava-se, em Inglaterra, o chamado "Mothering Day". Era um dia ligado ao cristianismo e era assinalado no quarto domingo da Quaresma.
Mas foi nos Estados Unidos que o Dia da Mãe foi institucionalizado. Há noticia que a iniciativa partiu de Anna Jarvis que, após a morte da mãe, lançou a iniciativa em 1907. Esta senhora e outros apoiantes, recorrendo a pessoas influentes tentaram que esse dia fosse reconhecido a nível nacional.
Esta iniciativa teve sucesso e, em 1914, o presidente Wilson tornou o Dia da Mãe oficial, nos Estados Unidos, passando a celebrar-se no segundo domingo de Maio.
A partir desta altura, esta comemoração foi-se espalhando por vários países do mundo, apesar de se celebrar em datas muito diferentes. Em Portugal, o Dia da Mãe, inicialmente, era comemorado a 8 de Dezembro.
No entanto, em todo o mundo o objectivo é o mesmo, o de homenagear as mães com carinho, admiração, respeito e amor, reconhecendo a importância da sua dedicação aos filhos, antes e depois de nascerem para o mundo.
Por curiosidade conhece as datas em que se comemora o Dia da Mãe noutros países:

21 de Março - Egipto
7 de Abril - Grécia
10 de Maio - Índia e México
26 de Maio - Polónia
15 de Agosto - Bélgica
1º domingo de Maio (como em Portugal) - Espanha, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Lituânia
2º domingo de Maio - Alemanha, Brasil, Bélgica, China, Itália, Japão, Turquia, Canadá, Estados Unidos
Último domingo de Maio - França e Suécia
1º dia de Primavera - Líbano e Palestina

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários são muito bem-vindos desde que usem linguagem apropriada e sejam assinados.